Pular para o conteúdo principal

Da Rosa Cósmica de Khunrath - Segunda Parte

Como apresentado na primeira análise a “Rosa Cósmica” de Khunrath, em Amphitheatrum sapientiae aeternae. [Hamburg: s.n., 1595, a figura “Crística” é central tendo em vista que trata-se de uma produção da QBLH cristã, sendo o Pentagramaton o “Grande Selo”. Na figura Ele está representado como Cristo Ressurreto (Fênix) em meio ao Sol (Tipharet), de onde emanam (ou convergem) todos os Nomes de D’us, sendo que em destaque nos raios solares está em sentido anti-horário seu Grande Nome (YHShVH, ou seja Espírito Santo em nome de YHVH, a fórmula D’us-Homem). Apresentamos a figura analisada em destaque (Arco de Nuvens) e a figura completa de nossa análise até este ponto para localizar as referências ao leitor.
 É ao redor deste “Grande Selo” que se organiza o universo simbólico da “Rosa Cósmica” e onde figura o primeiro Arco de Nuvens de onde prosseguiremos nossa simplória análise. Acima da ponta superior do pentagrama temos a esfera mais escura com a inscrição Ain Soph o “Ilimitado”, ou seja, D’us em sua manifestação Incognoscível, os adjetivos que não podemos afirmar sobre D’us a partir de nossos referenciais limitados, o mesmo “Ilimitado” que se torna manifesto em Frutos da Árvore da Vida. A esfera escura onde está inscrito simbolizaria justamente a inabilidade da mente humana (mente-coração) em seu estado atual de “lançar luz” apenas com a razão sobre estes atributos de D’us. Mas há uma redenção, um caminho que podemos lançar luz com a razão rumo à D’us representado pela esfera clara, sob os pés de Cristo, abaixo da fênix, onde vemos escrito Emet (Verdade)! A Verdade como “a Natureza para além das distorções de nossos próprios sentidos e limites”, já que a “Verdade os libertará” (João 8:32). A Verdade é portanto (mesmo valor de “Selo”, “Verificação”) a percepção da Vontade de D’us na Criação, um impulso que atrai a Alma à seu Amado. 
O “tipherethcentrismo” que afirmamos, simbolizado pelo Pentagramaton, somado a inscrição de Emet (Verdade) logo nos remete à João 14:6 em “Eu sou o caminho, a VERDADE, e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”, uma alusão ao obrigatório estágio representado pelo resultado da Operação Rosa+Cruz, o Casamento Alquímico, a conjunção amorosa da Alma com ADNAI, que é a grande Obra do Iniciado rumo ao Adeptado. Entre a esfera escura do “Incognoscível” e a clara da “Verdade”, estão dispostos raios da luz (solar) que perfuram as nuvens, vencendo-as, e de onde despontam os nomes das Dez Esferas, ou Frutos da Árvore da Vida, portanto os meios cognoscíveis de aproximar-se do Divino: Kether, Chokma, Binah, Chesed, Geburah, Tiphareth, Netzach, Hod, Yesod e Malkuth, em sentido horário. Lembramos que o Tetragramaton é a síntese das 10 Esferas onde D’us possui Dez Nomes, mesmo sendo Um (4=1+2+3+4.’.4=10) como ensinado por nosso Mestre e Irmão Papus.
Fora do Primeiro Arco de Nuvens, temos as 22 letras do AlephBeit, ou alfabeto, as pedras fundamentais com os quais D’us a tudo criou no Universo e na Mente-Coração do homem como ensinado no Livro da Criação (Sefer Yetzirah). No espaço do Céu entre o Primeiro e o Segundo Arco de Nuvens temos a Nova Lei, que veio para fazer cumprir a Antiga lei, ou seja o axioma cristão expresso no maior Mandamento da Lei: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! (...) Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”(Lucas 10:27) em Latim: “DOMINUM DEUM TUUM EX TOTO CORDE TUO, ET EX TOTA ANIMA TUA, ET EX OMNIBUS VIRIBUS TUIS, ET EX OMNI MENTE TUA, ET PROXIMUM TUUM, SICIT TE IPSUM DILIGES”. O axioma é pontuado pelo termo latino OMNIA, ou seja, “Tudo” ou “Todo” que serve de base para o triângulo que contém a emanação do nome impronunciável do Tetragramaton (Y) > (Y H) > (Y H V) > (Y H V H) ou seja (10+15+21+26 = 72) claramente o símbolo deste Todo na QBLH. 
Nossa análise representa um mero “pontapé inicial” para que nós buscadores possamos utilizar este “roteiro meditativo” que deveria ser alvo não só de nossa razão, apreendendo os conceitos fundamentais da Operação R+C, mas igualmente colocado em prática através da constante visualização de onde extrairá o melhor de todos os Néctares. Seguimos assim nossa análise da “Rosa Cósmica” que renderá mais algumas palavras a seu respeito em tópicos seguintes.
P'.'B'.'R+C!
Frater AEL - R+C א

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente

“A ti e a aquele que julgue digno, transmitirei a inciação da R+C do Oriente como a recebi no Egito a mais de trinta anos. Papus a recebeu de um místico francês, porém nem Téder, nem os demais membros do Supremo Conselho, jamais a receberam. Nenhum escrito, nenhum vestígio no plano físico, apenas o poder da radiação e a transmissão REAL... Em troca deste dom, nada te será pedido, apenas... o Silêncio.” Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente O altar estava humildemente forrado com uma toalha de linho branco onde à direita estava um grande círio de pura cera de abelha, perceptível pelo doce aroma que exalava, e à esquerda um incensório com um ardente e crepitante carvão que aguardava as resinas. No centro, o Livro Sagrado de capa branca, estampava em dourado um símbolo ladeado pelas letras gregas “Alpha” e “Ômega”. O Irmão Iniciador, um ancião, levantou-se e postou-se ante o altar, fez alguns sinais no ar e uma profunda reverência. Ele trajava uma longa túnica completamente

Ordem Rosa+Cruz do Oriente

PARTE I – Irmão Sémelas, o revelador dos “Irmãos do Oriente” " A lenda da existência dos Irmãos do Oriente foi divulgada por um S::: I::: de boa fé, de nome Dupré, que a conhecia por meio de uma tradição verbal de outro S::: I::: de origem grega chamada Sémelas. Porém de onde Sémelas extraiu estas informações, desconhecemos." Ir.'. R.A. Dimitri Platón Sémelas Conhecido como o fundador da "Ordem da Liz e da Águia", representante da Ordem Martinista no Egito, membro dos "Irmãos do Oriente" (Frérés d'Orient) do qual foi tido como porta-voz junto com Papus. Nascido no Egito em 1883, Dimitri Platón Sémelas conclui seus estudos de medicina na Universidade de Atenas, começando a praticar ocultismo, sob a orientação de um Irmão cujo nome permanece desconhecido. Retornando ao Egito, Sémelas se casou e teve um filho chamado Platón. Em 1909, no Cairo, conhece um casal, Eugéne Dupré que era funcionário francês a serviço do governo do Egito e sua

Reis de Sabedoria

Os Reis de Sabedoria são aspectos do estado iluminado da mente, descritos desde a literatura hinduísta e incorporados ao Budismo Esotérico. Suas forças hostis e faces em fúria visam a repulsa dos venenos da mente e a manifestação do estado desperto intrínseco aos seres. Representam o poder da fórmula budista em submeter as paixões e emoções nefastas que impedem a mente de viver em sua plenitude de Luz. Dentre os Reis de Sabedoria, se destacam aqueles emanados dos Budhas de Sabedoria (Dhyani Budha), guardiões responsáveis pelos quatro pontos cardeais e pelo centro do espaço infinito. São também classificados entre os Protetores do Dharma, que preservam a Jóia do Dharma de ser pervertida ou distorcida, zelando pela fé budista original e subjugando os inimigos da Sabedoria. Os Reis de Sabedoria possuem lugar de destaque no culto da Escola da Palavra Verdadeira de Budismo Esotérico (Shingon-Shu), especialmente por personificarem mensageiros do Iluminado Cósmico (Dainichi Nyor